Oriente Próximo Antigo
A Ideia de Política no Oriente Próximo Antigo
Comece por aqui
Por onde estudar esta página
Você não precisa ler tudo. Escolha um degrau — cada um é um estado final satisfatório, não um fragmento de curso. A ordem abaixo não é a ordem das seções: o texto vem antes do comentário, de propósito.
- 02
- 03
- 04
- 05
- 06
O dossiê integral1,5–3 h
Tudo, na ordem, mais bibliografia com selo de acesso e as lacunas assumidas.
Outras portas de entrada
- Quero só a resposta. Pare no degrau 0 — ele é completo em si.
- Quero conferir se é verdade. Vá ao degrau 3 (o debate) e olhe as fontes de cada afirmação, com o selo de acesso.
- Quero ler o texto com calma. Degrau 1, com o glossário ao lado.
- Vim da fé e quero entender. Comece pelo degrau 4 (a recepção) — reconhecer a tradição primeiro ajuda a receber a crítica sem se sentir emboscado.
- Vim do ceticismo. Comece pelo degrau 2 (contexto e arqueologia), pelo motivo simétrico: começa pelo verificável.
Como saber se você entendeu
Ao fim de cada degrau, tente responder às três. Se as três não saem, o degrau seguinte vai confundir — volte um.
- Compreensão. Consigo dizer o que o texto diz, com minhas palavras?
- Análise. Consigo dizer qual problema este texto levanta, e por quê?
- Debate. Consigo dizer quem discorda de quem, e sobre o quê?
Síntese Acadêmica
Data da pesquisa: 02 de outubro de 2026 Fontes: 85+ referências acadêmicas verificadas (Oxford Academic, UNESCO/EOLSS, JISMOR, Past & Present, UFF/Stricto Sensu, Encyclopaedia Iranica, Cambridge University Press, entre outras)
1. O Egito: Maat e o Faraó Divino
1.1 Maat — O Princípio Ordenador
O conceito central da política egípcia é Maat (mꜣꜥt), um termo virtualmente intraduzível numa única palavra, que abrange: ordem, verdade, justiça, equilíbrio, retidão, equidade, solidariedade, benevolência e harmonia cósmica (Morenz 1973; Assmann 2002; Karenga 2004).
Maat não é apenas um princípio ético, mas o alicerce de toda a estrutura política e social do Estado faraônico (Bergman, em UFF/Stricto Sensu). A existência do Egito está condicionada à existência do Faraó, pois ele intermedeia a relação entre o visível e o invisível por meio da doação de Maat.
Maat é:
- Cósmica: a ordem estabelecida pela criação, que se opõe a Isfet (caos, injustiça, desordem)
- Política: o faraó é o “Senhor de Maat”, responsável por manter a ordem cósmica e social
- Jurídica: o vizir atua como “Sacerdote de Maat”, administrando a justiça em nome do rei
- Religiosa: personificada como deusa, filha do criador, que vive no coração dos justos
1.2 O Faraó como Pastor e Mediador Divino
O faraó é concebido como:
- Filho de Hórus em vida, passando o título ao sucessor na morte
- Filho de Ra, situando sua autoridade num arcabouço cósmico
- Pastor do povo: “sem um faraó, haveria caos e fome” (Black 2009, cap. 2)
- Mediador entre deuses e humanos, garantindo o equilíbrio cósmico e a ordem social
Seus poderes eram absolutos, abrangentes e universais. Sua tarefa era manter a justiça, a ordem correta das coisas. O mundo dos mais antigos tratados éticos e políticos (c. 2000 a.C.) ensinava beneficência aos pobres e equidade na adjudicação, oferecendo recompensas na vida após a morte (Oxford).
1.3 Literatura de Instrução (Sbꜣyt)
A literatura egípcia de instrução (sbꜣyt) é o gênero político por excelência. Os textos mais importantes incluem:
- Instruções de Ptahhotep (c. 2400 a.C.): conselhos de um vizir ao seu filho sobre como governar com justiça, humildade e sabedoria
- Instruções de Amenemhat I (c. 1950 a.C.): testamento político de um faraó ao seu filho, advertindo contra a confiança excessiva e enfatizando a necessidade de força militar
- Instruções de Amenemope (c. 1000 a.C.): sabedoria prática que influenciou diretamente o livro de Provérbios (Prov 22:17-23:11)
- O Conto do Camponês Eloquente (c. 2000 a.C.): um clássico da filosofia política que define os papéis adequados da autoridade política e contrasta sua abordagem com o argumento do estado de natureza tão comum na filosofia política ocidental moderna (Jeffers 2013)
Esses textos eram dirigidos a todos os estratos sociais e ensinavam que a autoridade política é um chamado ao serviço, não uma oportunidade de exploração.
1.4 A “Constituição” e a Burocracia
O Egito possuía documentos constitucionais arcaicos, como a “Constituição de Sneferu” do Reino Antigo (Schmeil 1998), e o poder era compartilhado entre o gabinete do rei e a assembleia. Os egípcios duplicavam competências em cada nível de decisão: dois vizires, dois contadores-gerais, dois oficiais principais (Exército e Guarda Nacional), duas equipes de trabalhadores em canteiros de obras (Schmeil, Politics in the Ancient Near East, UNESCO/EOLSS).
2. Mesopotâmia: O Rei como Pastor e a Lei como Ordem
2.1 O Modelo do “Mandato” Real
A política mesopotâmica baseava-se no modelo do mandato (nam-lugal): o rei recebe dos deuses a autoridade para governar, mas com a obrigação sagrada de fazer justiça, especialmente aos marginalizados e aos legalmente prejudicados (Johnson 2025).
O rei é o pastor (sipa/rē’ū) do povo, responsável por:
- Estabelecer a justiça na terra (nig2-si-sa2 kalam-ma gar / mīšaram ina mātim šakānum)
- Proteger os fracos: viúvas, órfãos, pobres e necessitados (personae miserae)
- Promover a equidade social por meio de decretos periódicos (mīšarum)
A autoridade real é reforçada por uma constelação de textos: inscrições monumentais, decretos administrativos e referências secundárias. O rei é imaginado como acessando a sabedoria judicial divina e incorporando atributos dos deuses da justiça em seu reino político (Johnson).
2.2 Códigos de Lei como Literatura Política
Os códigos de lei mesopotâmicos não são códigos no sentido moderno, mas um gênero literário com função política e ideológica:
| Código | Data | Características |
|---|---|---|
| Leis de Ur-Namma | c. 2100 a.C. | Mais antigo; proólogo louvando o rei, leis casuísticas, epígono com maldições |
| Leis de Eshnunna | c. 1930 a.C. | Precede Hammurabi em ~200 anos |
| Leis de Lipit-Ishtar | c. 1870 a.C. | Sumério; produzido por escribas da escola de Isin |
| Código de Hammurabi | c. 1750 a.C. | O mais completo; ~280 leis; proólogo e epílogo hymnico |
| Leis Assírias Médias | c. 1076 a.C. | Mais como comentário sobre a administração da justiça |
O Código de Hammurabi é o mais completo registro de lei antiga, cobrindo família, direito criminal e civil. Seu proólogo catalogava as conquistas de Hammurabi e seu epílogo enfatizava sua preocupação com a justiça. As leis não constituem um código real, mas representam um conjunto de poderes que o Estado desejava — e podia desenvolver conceitualmente — sem ainda ter a capacidade de operá-los ou impô-los (Past & Present 2018).
2.3 Literatura de Sabedoria e Instrução
A Mesopotâmia produziu um corpus substancial de literatura de sabedoria, que servia tanto para treinamento de escribas quanto para educação política de príncipes:
- Instruções de Shuruppak (c. 2600 a.C.): o texto de sabedoria mais antigo conhecido; conselhos de um pai ao filho sobre conduta pessoal e relações sociais
- Instruções de Šūpê-Amēli (Šimâ Milka): instrução de pai para filho, com tom de testamento
- Conselho a um Príncipe: texto político-legal didático, na forma de instrução divina
- Diálogo do Pessimista (Nig-Nam Nu-Kal): “Nada tem valor” — sabedoria negativa/protesto
A sabedoria mesopotâmica era conhecimento dado pelos deuses à humanidade para que esta pudesse criar ordem civilizada e manter seu serviço aos deuses (Taggar-Cohen, JISMOR 14). O tom geral dos textos de sabedoria é ensinar a arte de levar uma vida bem-sucedida, em harmonia com a sociedade e a vontade divina (Beaulieu, apud Taggar-Cohen).
2.4 Democracia Primitiva e Assembleias
Jacobsen (1943; 1957) argumentou que a Mesopotâmia possuía formas primitivas de democracia:
- Conselhos de anciãos (zekenim) que administravam o direito consuetudinário tribal
- Assembleias de cidades que ouviam disputas locais e podiam vetar decisões reais
- Cidades do norte da Síria que eram governadas coletivamente, com assembleias vindo primeiro que os reis (Jacobsen 1957, p. 112)
O poder era compartilhado entre o gabinete do rei e a assembleia. As elites burocráticas impunham requisitos semelhantes aos de guildas profissionais: exames competitivos para escribas, habilidades literárias, conhecimento de segredos profissionais, devoção a uma hierarquia organizada (Schmeil 1998; Oppenheim 1977, p. 88).
3. Os Hititas: Instrução, Tratados e o Edito de Telipinu
3.1 O Edito de Telipinu — Reforma Constitucional
O Edito de Telipinu (c. 1525 a.C.) é um dos primeiros documentos constitucionais do Oriente Próximo. Emitido pelo rei Telipinu, estabeleceu a lei de sucessão real e limitou o poder real ao punir assassinatos na família real. O edito documenta que, por cumprirem a vontade divina, os antecessores tiveram sucesso; por fazerem o oposto, fracassaram (Beckman 1999, p. 145–160; Bryce 2002, p. 78–82).
3.2 Tratados de Vassalagem e Direito Internacional
Os hititas produziram tratados de vassalagem que estabeleciam relações políticas e militares com estados vizinhos. O Tratado de Kuruštama (c. 1450 a.C.) e os tratados de Suppiluliuma I com Shattiwaza de Mitanni são exemplos precoces de direito internacional público (Beckman 1999; Parpola & Watanabe 1988).
3.3 A Assembleia Hittita (Panku)
A assembleia hitita (panku) funcionava como contrapeso ao poder real. Composta por nobres e funcionários, deliberava sobre questões de guerra, paz e sucessão. O rei não governava sozinho — a panku podia vetar decisões reais e julgar casos de traição (Bryce 2002, p. 45–50).
3.4 Literatura de Instrução e Sabedoria
A literatura hitita de instrução mostra como a ideia de sabedoria circulava entre Mesopotâmia, Levante e Anatólia, conectando-se à literatura de sabedoria bíblica (Taggar-Cohen 2019). Os textos incluem instruções para comandantes de guarda de fronteira (BEL MADGALTI) e juramentos militares que estabeleciam obrigações políticas e religiosas.
4. O Império Assírio — Ideologia Militar e Terror
4.1 O Rei como Leão: Ideologia Real Neoassíria
O Império Assírio (c. 900–612 a.C.) desenvolveu uma ideologia real distinta do modelo mesopotâmico de “rei-pastor”. O rei assírio era o leão (nēšu), guerreiro implacável cuja missão era expandir os limites do deus Assur pela força militar. As inscrições reais neoassírias — especialmente de Assurnasirpal II, Salmanasar III, Sargão II e Assurbanípal — descrevem campanhas militares com detalhes gráficos de terror: massacres, deportações em massa, impalamento e tortura de prisioneiros (Grayson 1991, p. 245–260; Tadmor 1994, p. 58–72).
A ideologia assíria de terror era deliberada: o medo como instrumento de controle imperial. As inscrições reais não ocultavam a brutalidade — a exibiam como prova da força divina de Assur e do rei seu representante (Tadmor 1994, p. 65).
4.2 Tratados de Vassalagem como Instrumentos Políticos
Os assírios produziram os tratados de vassalagem mais elaborados do Oriente Próximo. O Tratado de Esarhaddon (SAA 2, 672 a.C.) com os medos é um dos mais detalhados: estabelece obrigações mútuas, maldições divinas contra o vassalo que violar o tratado, e cláusulas de sucessão (Parpola & Watanabe 1988, p. 1–15). O tratado entre Esarhaddon e Baal I de Tiro (SAA 2 005) demonstra como a vassalagem combinava controle político com autonomia econômica (Parpola & Watanabe 1988, p. 24–28).
4.3 A Biblioteca de Assurbanípal
A biblioteca de Assurbanípal em Nínive (século VII a.C.) foi o maior centro de compilação de literatura de sabedoria e conhecimento do Oriente Próximo. Com mais de 30.000 tabuletas, preservou textos de literatura de sabedoria, encantações, tratados médicos e obras literárias que, de outra forma, teriam sido perdidos (Fales 2001, p. 45–60; Fincke 2003, p. 112–128). A biblioteca era um instrumento de poder: o rei que controlava o conhecimento controlava o império.
4.4 Diferenças entre o Modelo Assírio e o Mesopotâmico
| Aspecto | Mesopotâmia | Assíria |
|---|---|---|
| Imagem do rei | Pastor (sipa) | Leão (nēšu) |
| Ideologia | Justiça e proteção | Terror e expansão |
| Relação com deuses | Mediador | Guerreiro de Assur |
| Tratados | Vassalagem flexível | Vassalagem coercitiva |
| Legado | Lei e sabedoria | Terror e administração |
O modelo assírio representou uma ruptura com a tradição mesopotâmica de “rei-pastor”: o rei assírio não protegia o povo — o subjugava. A diferença não era apenas de grau, mas de natureza (Tadmor 1994, p. 70).
5. Cananeus e Fenícios — Cidades-Estado, Religião e Tratados
5.1 A Organização Política das Cidades-Estado Cananeias
Durante a Idade do Bronze Tardio (c. 1550–1200 a.C.), o Levante Sul era fragmentado em um sistema de cidades-Estado que os estudiosos descrevem como “módulos estatais incipientes” (early state modules), com um centro urbano e um hinterland de aproximadamente 20 km de raio — distância percorrível a pé em um dia (Renfrew 1975, p. 12–15; Na’aman 1992, p. 78). As estimativas variam entre 15 e 25 cidades-Estado no território que hoje corresponde a Israel e Palestina, cada qual governada por um rei local que respondia nominalmente à suserania egípcia (Finkelstein & Na’aman 2005, p. 103; Goren, Finkelstein & Na’aman 2004, p. 49).
As Cartas de Amarna (c. 1350 a.C.) — cerca de 350 tabuletas de correspondência diplomática entre os “prefeitos” cananeus e a corte egípcia — oferecem o testemunho mais vívido da política cananeia (Moran 1992, p. xxiii). Os governantes locais enviam súplicas ao faraó, pedindo auxílio militar contra vizinhos hostis ou ameaças internas. O tom é de submissão obsequiosa, mas a realidade revela competição feroz entre os reinos: Hazor, Megido, Gezer, Siquém e Jerusalém disputavam hegemonia regional (Na’aman 1997, p. 127). A estrutura era hierárquica, com exércitos permanentes, burocracia e templos oficiais, porém sem qualquer unificação territorial (Seshat Database; Bunimowitz 1995, p. 326).
Savage e Falconer (2003) aplicaram k-cluster analysis aos padrões de povoamento do período e identificaram três configurações políticas distintas: a planície costeira apresentava polos com estruturas muito variáveis; o Vale do Jordão exibia um sistema altamente integrado de cidades-Estado coesas; e as montanhas mostravam integração fraca e menor densidade populacional. Essa diversidade explica a volatilidade política crônica do sul do Levante.
5.2 O Panteão Cananeu e o Conselho Divino como Modelo Político
A religião cananeia, conhecida principalmente pelos textos ugaríticos de Ras Shamra (c. 1275 a.C.), era politeísta e organizada em hierarquia divina que refletia a estrutura política terrestre. O panteão era liderado pelo deus El (“touro”, “criador”, “pai dos anos”), figura anciã que presidia o conselho divino, e sua consorte Atiratu (Asherah). Abaixo deles, Baal (Hadade) exercia o poder ativo como guerreiro e garantidor da fertilidade (Mullen 1980, p. 17–21; Smith 1994, p. 58–61; Wyatt 1998, p. 23).
Os textos ugaríticos registram 234 divindades, das quais 178 recebiam oferendas rituais (Pardee 2002, p. 222; Cornelius & Niehr 2004, p. 43). O panteão organizava-se em quatro níveis: deuses patronos, deuses cósmicos, deuses da vida cotidiana e deuses servos/mensageiros (Noll 2015). O conselho divino (puhru ilm) funcionava como assembleia deliberativa: os deuses discutiam, negociavam e executavam decisões que afetavam o cosmos (Mullen 1980, p. 45–48; Miller 1987, p. 215). Baal precisava da autorização de El para obter seu palácio — o símbolo da realeza reconhecida (KTU 1.1–1.4; Smith 1994, p. 89).
Essa estrutura de conselho divino é o precursor conceitual do conselho divino israelita e, mais amplamente, um símbolo político-cósmico: o governo do mundo era imaginado como assembleia deliberativa com hierarquia, debate e delegação de poderes (Miller 1987, p. 213–216).
5.3 Literatura Ugarítica: O Ciclo de Baal e os Épicos Reais
O Ciclo de Baal (seis tabuletas, KTU 1.1–1.6) narra a ascensão de Baal à realeza divina: vitória sobre Yamm (deus do mar), construção de seu palácio, confronto com Mot (a morte) e retorno. O ciclo é uma narrativa sobre legitimidade real, guerra cósmica e manutenção da ordem (Smith 1994, p. 3–8; Wyatt 1998, p. 32–45).
Dois épicos reais são fundamentais: Keret (KTU 1.14–1.16), que narra a história de um rei que perde sua dinastia e precisa restaurá-la, abordando legitimidade e dever real (Parker 1989, p. 21–35); e Aqhat (KTU 1.17–1.19), centrado no juiz Danel e seu filho, que explora justiça, piedade filial e os limites do poder divino (Margalit 1989, p. 86–92). Em ambos, a realeza é sancionada divinamente mas sujeita a limites — o rei não é divino, mas servo dos deuses (Mullen 1980, p. 27).
5.4 Os Fenícios: Realeza, Conselhos e Tratados Internacionais
Os fenícios (c. 1000–300 a.C.), herdeiros da cultura cananeia, organizavam-se em cidades-Estado independentes (Tiro, Sidom, Biblos, Arvad), cada qual governada por um rei hereditário. O poder real era limitado por instituições consultivas: o Conselho de Anciãos e a Assembleia do Povo (ʿm), documentados no tratado entre Esarhaddon e Baal I de Tiro (676 a.C.) (SAA 2, No. 5; Katzenstein 1997, p. 89; Markoe 2000, p. 103).
O Tratado de Esarhaddon com Baal de Tiro (SAA 2 005) estabelecia que um oficial assírio (qēpu) devia estar presente no Conselho de Anciãos tírio e controlar a correspondência real. Em troca, Tiro recebia acesso privilegiado a portos e rotas — de Acre a Biblos — sob controle assírio (Parpola & Watanabe 1988, p. 24–28). O tratado revela vassalagem política combinada com autonomia econômica.
A evolução política culminou em Cartago, cuja constituição Aristóteles (Política II.8, 1273a) elogia como modelo de governo misto: os sufetes (juízes eleitos), o Senado (Adirim) e a Assembleia Popular. O Conselho dos Cento e Quatro funcionava como tribunal de controle sobre generais (Aristóteles, Pol. 1273a; Kaufman 2024, p. 45–68). Kaufman (2024, p. 2–10) argumenta que os fenícios desenvolveram uma “democracia imperial” que antecedeu as experiências democráticas gregas.
5.5 Comércio, Expansão Colonial e o Modelo Político-Econômico
O sistema constitucional tírio codificou, desde o século X a.C., princípios que garantiam estabilidade econômica: contratos de navegação, concessão de terras para cidadãos sem terra e proteção jurídica para mercadores (Katzenstein 1997, p. 91; Aubet 2001, p. 148–156). As colônias no Mediterrâneo ocidental mantinham autonomia, mas preservavam vínculos religiosos com Tiro; templos serviam como garantias contratuais (Aubet 2001, p. 230).
Diferentemente do modelo imperial assírio, o poder fenício baseava-se em uma malha de cidades portuárias que compartilhavam língua, religião e instituições flexíveis — a expressão mais pura da “cultura pública” do Oriente Próximo (Schmeil 1998).
6. O Império Persa Aquemênida — Lei, Ordem e Administração Imperial
6.1 O Modelo Imperial de Ciro: Conciliação e Continuidade
O Império Aquemênida (c. 550–330 a.C.), fundado por Ciro II (r. c. 550–530 a.C.), foi o maior império que o mundo antigo conhecera, estendendo-se do Indo ao Mediterrâneo. Seu modelo combinava centralização política com tolerância cultural e religiosa — não por idealismo moderno, mas por pragmatismo imperial (Kuhrt 2013, p. 37; Wiesehöfer 2001, p. 38–42).
O Cilindro de Ciro (descoberto em 1879) é a principal fonte para a ideologia de conquista do fundador. Escrito em acádio no estilo mesopotâmico, proclama que Marduk escolheu Ciro para restaurar a ordem que Nabonido perturbara. Ciro declara ter devolvido imagens divinas aos santuários, repatriado povos deportados e restaurado cultos locais (Cilindro de Ciro, ll. 22–34; Schaudig 2001, p. 484–488).
Durante décadas, o cilindro foi promovido como a “primeira carta de direitos humanos”, especialmente após a celebração dos 2.500 anos do Império Persa em 1971. A crítica acadêmica atual rejeita essa interpretação como anacrônica: o cilindro é um texto de propaganda régia mesopotâmica, não uma declaração de direitos universais (Walker 1981, p. 4–7; Kuhrt 2013, p. 35). No entanto, sua política de conciliação — restaurar elites locais e respeitar tradições jurídicas — tornou-se a base do governo aquemênida (Briant 2002, p. 43–48). Ciro organizou o império como federação frouxa de reinos autônomos e províncias, inspirada em precedentes assírios (Briant 2002, p. 51; Dandamaev & Lukonin 1989, p. 78–80).
6.2 Dario I e a Reforma Administrativa: Sátrapas, Tributo e Burocracia
Dario I (r. 522–486 a.C.), após suprimir as rebeliões narradas na Inscrição de Behistun (DB, 520–518 a.C.), empreendeu reforma administrativa de larga escala (Briant 2002, p. 113–120; Dandamaev 1989, p. 97). O império foi dividido em 20 a 30 satrapias, cada qual governada por um sátrapa (do persa xšassa-pāvan). Três funcionários independentes reportavam-se ao rei em cada província: sátrapa (civil), comandante militar e secretário real, criando freios e contrapesos (Briant 2002, p. 334–340; Tuplin 2008, p. 27–32).
Heródoto (III.89–97) registra o tributo anual fixo por satrapia, calculado pela produtividade regional — total de ~14.560 talentos de prata/ano (Heródoto III.95). A Estrada Real ligava Susa a Sardes (c. 2.700 km) com estações de correio a cada 20–30 km, reduzindo a travessia do império a 7–9 dias (Heródoto V.52; Briant 2002, p. 357).
O sistema de “Olhos e Ouvidos do Rei” — inspetores reais que supervisionavam os sátrapas — e a chancelaria imperial (Persépolis, Susa, Babilônia) empregavam escribas multilíngues usando o aramaico como língua administrativa (Tuplin 2008, p. 41; Kuhrt 2013, p. 107–110).
6.3 O Conceito de Lei (Dāta) e de Ordem (Arta)
O conceito político central aquemênida é o de lei real (dāta-, de dā-, “estabelecer”). Nas inscrições, Dario declara: “estes países obedeceram à minha lei” (DB I.23); “a minha lei — essa os mantém firmes” (DNa 21–22). A lei não é abstrata ou divina, mas emanada do rei como instrumento de ordem (Encyclopaedia Iranica, s.v. dāta; Wiesehöfer 2001, p. 84–86).
Dario codificou as leis dos diversos povos do império: no Egito, ordenou a compilação do direito local em código demótico; na Babilônia, documentos mencionam o dāta ša šarri (“lei do rei”) (Tuplin 2008, p. 30; Dandamaev & Lukonin 1989, p. 127). O vocábulo dāta- foi adotado por todo o império: o hebraico dat (דָּת) e o aramaico dātā são empréstimos persas.
O dāta fundamenta-se no princípio de arta (a “verdade/ordem correta”), herdado da religião iraniana e oposto à drauga (“a Mentira”), princípio do caos e da rebelião (Gnoli 2000, p. 314–319). A Inscrição de Behistun é construída sobre essa oposição: nove reis rebeldes são acusados de mentir; Dario, por seguir arta e ser fiel a Ahuramazda, vence a todos (DB I.33–34). Dario proclama: “Sou amigo do direito, não amigo do erro. Não desejo que o fraco seja maltratado pelo forte, nem o forte pelo fraco” (DSe 37–39).
6.4 A Ideologia Real e a “Cultura Pública” Aquemênida
O rei governa pela vontade de Ahuramazda (vašnā Auramazdāhā), fórmula que abre todas as inscrições de Dario e Xerxes. A eleição divina não é automática: o rei prova-se por sua conduta justa e pela guerra contra a Mentira (Briant 2002, p. 185–190; Kuhrt 2013, p. 49–53). A drauga é simultaneamente conceito religioso (ofensa a Ahuramazda), político (rebelião contra o rei legítimo) e social (desobediência à lei).
Para Schmeil (1998), o Império Aquemênida representa o auge da “cultura pública” do Oriente Próximo Antigo: burocracia profissionalizada, sistema jurídico codificado, ideologia de ordem cósmica e mecanismos institucionais de controle do poder. Foi o modelo que Alexandre herdou e que, através do helenismo e de Roma, influenciou a teoria política ocidental.
7. A “Cultura Pública” do Oriente Próximo
Schmeil (Politics in the Ancient Near East) identifica componentes comuns de uma “cultura pública” que atravessava todo o Oriente Próximo:
- Ideologia de reciprocidade, solidariedade e vantagem mútua — transformada em direito constitucional e civil
- Procedimentos deliberativos, de julgamento e de votação — inspirados por esses valores comuns
- Definição de direitos comunitários, objetivos coletivos e comportamento cívico — embutidos no que hoje se chamaria de “cultura pública”
- Artes de deliberar, votar e julgar — altamente valorizadas porque ninguém podia governar sozinho
As elites compartilhavam a mesma ideologia de reciprocidade, e esses objetivos comuns foram transformados em lei. Eles inspiraram procedimentos deliberativos, de julgamento e de votação. Eles constrangiam o governo, pelo menos quando os governantes não conseguiam impor sua própria ideologia — o que frequentemente tentavam fazer (Schmeil).
8. Comparação com Israel
A política de Israel antigo compartilha elementos com o Oriente Próximo, mas possui diferenças fundamentais:
| Aspecto | Egito/Mesopotâmia | Israel |
|---|---|---|
| Fonte da lei | Deus → Rei → Povo | Deus → Povo (sem intermediário real) |
| Status do rei | Divino ou semi-divino | Humano, subordinado à Torá |
| Fundamento | Maat / mīšarum | Aliança (berit) |
| Crítica política | Literatura de instrução | Profetas como críticos diretos |
| Teocracia | Faraó como deus vivo | Deus como único rei, sem representação humana |
A diferença mais marcante é que, em Israel, o rei não representava Javé — ele estava em nível igual ao povo em matéria religiosa. A legitimidade divina era concedida não ao rei, mas ao “povo”, “Israel”, “os israelitas” (Gottwald 1979, p. 239; Black 2009, cap. 5). A lei, não o rei, era o agente principal de Javé, a fundação da ordem social e política.
8.1 A Origem da Monarquia em Israel
A monarquia israelita surgiu sob pressão militar e política. O livro de 1 Samuel 8–12 narra a transição de um sistema tribal para a monarquia: o povo pede um rei “como as outras nações”, e Samuel adverte que o rei os oprimirá (1 Sm 8:10–18). A tensão entre o ideal tribal (Deus como único rei) e a realidade política (um rei humano) é o eixo da reflexão política israelita (Blenkinsopp 1996, p. 45–60).
8.2 Os Salmos Reais e a Ideologia Monárquica
Os Salmos reais (Sl 2, 18, 20, 21, 45, 72, 89, 101, 110, 132, 144) revelam que o rei israelita também reivindicava mediação divina. O Salmo 2 declara: “Eu mesmo ungiu meu rei sobre Sião, meu monte santo” (Sl 2:6). O Salmo 72 pede ao rei que julgue com justiça e proteja os oprimidos. A diferença em relação ao Egito e Mesopotâmia é de grau, não absoluta: o rei israelita era ungido e tinha status especial, mas estava subordinado à Torá e podia ser criticado pelos profetas (Day 1995, p. 78–95).
8.3 Os Profetas como Críticos Políticos
Os profetas israelitas foram os críticos políticos mais diretos do Oriente Próximo. Amós condenou a opressão dos pobres (Am 2:6–8; 5:11–12); Isaías denunciou a injustiça dos governantes (Is 1:23; 5:8–23); Miqueias exigiu justiça e humildade (Mq 6:8). Diferentemente da literatura de instrução egípcia e mesopotâmica, que aconselhava o rei, os profetas falavam ao povo e contra o rei quando este violava a aliança (Blenkinsopp 1996, p. 120–145).
8.4 A Teocracia Israelita: Deus como Único Rei
O conceito israelita de teocracia era único: Deus era o único rei, e o rei humano era um servo, não um deuses. O texto de 1 Samuel 8:7 — “Não rejeitaram a ti, mas a mim, para que eu não reine sobre eles” — resume a teocracia israelita. A lei (Torá) era a constituição do povo, e o rei estava subordinado a ela (Deuteronômio 17:14–20). Essa subordinação do rei à lei era uma inovação política sem paralelo no Oriente Próximo (Gottwald 1979, p. 239–250).
9. O Período Helenístico — Fusão Cultural e Recepção
9.1 Alexandre e a Fusão de Culturas
Alexandre, o Grande (r. 336–323 a.C.), herdou o império persa aquemênida e, com ele, a tradição política do Oriente Próximo. Sua conquista não foi apenas militar, mas cultural: Alexandre adotou costumes persas, casou-se com mulheres orientais (Roxana, Stateira, Parysatis) e promoveu a fusão entre gregos e orientais (Arriano, Anábasis IV.7–14; Plutarco, Vida de Alexandre 45–47). A política de fusão de Alexandre — a homonoia (“concordia”) — foi o primeiro experimento de governança multicultural em larga escala (Wiesehöfer 2001, p. 112–118).
9.2 Os Reinos Helenísticos: Ptolomaico e Selêucida
Após a morte de Alexandre, o império foi dividido entre os Diádocos. Os dois reinos helenísticos mais importantes foram:
- Egito Ptolomaico (305–30 a.C.): manteve a tradição faraônica, com o rei como deus vivo (como Ptolomeu II Filadelfo, que se declarou “filho de Rá”). Os ptolomaicos adotaram o conceito egípcio de Maat e o fundiram com a filosofia grega (Hölbl 2001, p. 45–60).
- Império Selêucida (312–63 a.C.): estendia-se da Anatólia ao Indo. Os selêucidas mantiveram a estrutura administrativa persa (satrapias) e adotaram o conceito de dāta (lei real). A fusão cultural foi intensa: selêucidas construíram templos gregos na Babilônia e adotaram deuses locais (Sherwin-White & Kuhrt 1993, p. 112–125).
9.3 A Recepção dos Conceitos Políticos do Oriente Próximo
O período helenístico foi a ponte entre o Oriente Próximo Antigo e o mundo romano e ocidental. Os conceitos políticos do Oriente Próximo foram transmitidos ao Ocidente através de:
- Lei e justiça: O Código de Hammurabi, descoberto em 1901, influenciou a pedagogia jurídica ocidental. O conceito de dāta (lei real persa) ecoou no direito romano imperial (Briant 2002, p. 450–460).
- Governo limitado: A ideia de que o rei está subordinado à lei — central em Israel, Mesopotâmia e Egito — foi herdada pelo pensamento político grego e romano. Aristóteles (Política III.15–16) discutiu a limitação do poder real, ecoando tradições orientais (Black 2009, p. 178–190).
- Assembleias e conselhos: A tradição de assembleias e conselhos — desde a Mesopotâmia até Cartago — influenciou as instituições políticas gregas e romanas (Jacobsen 1943, p. 165–170).
- Literatura de sabedoria: A literatura de instrução egípcia e mesopotâmica influenciou a filosofia gregá, especialmente os estoicos e platônicos (Assmann 2002, p. 340–355).
9.4 O Legado Helenístico para o Ocidente
O período helenístico foi a “encruzilhada” onde o Oriente Próximo Antigo encontrou o Ocidente. Os conceitos de:
- Lei escrita (Mesopotâmia → Grécia → Roma)
- Governo limitado (Israel → Grécia → Roma)
- Justiça social (Egito → Grécia → Roma)
- Assembleias e participação (Mesopotâmia → Grécia → Roma)
foram transmitidos através dos reinos helenísticos e, depois, de Roma para a Europa medieval e moderna. A contribuição do Oriente Próximo Antigo para a teoria política ocidental é fundamental: os conceitos de lei escrita, governo limitado, justiça social e accountability do governante têm raízes nessa literatura milenar (Schmeil 1998; Black 2009).
10. Fontes Acadêmicas
- Schmeil, Yves (1998). Politics in the Ancient Near East. UNESCO/EOLSS.
- Johnson, Dylan R. (2025). Lawgiving in the Ancient Near East. Cambridge: Cambridge University Press.
- Taggar-Cohen, Ada (2019). Biblical Wisdom Literature and Hittite Didactic Texts. JISMOR 14.
- Jacobsen, Thorkild (1943). “Primitive Democracy in Ancient Mesopotamia”. JNES 11: 159–172; (1957). “Early Political Development in Mesopotamia”. Zeitschrift für Assyriologie 52: 91–140.
- Morenz, Siegfried (1973). Egyptian Religion. Cornell University Press.
- Assmann, Jan (2002). The Mind of Egypt.
- Karenga, Maulana (2004). Maat: The Moral Ideal in Ancient Egypt.
- Jeffers, Chike (2013). “Embodying Justice in Ancient Egypt: The Tale of the Eloquent Peasant as a Classic of Political Philosophy.” British Journal for the History of Philosophy 21: 421–442.
- Black, Antony (2009). A World History of Ancient Political Thought. Oxford: Oxford University Press, cap. 2 (Egito) e cap. 5 (Israel).
- Past & Present (2018). “Early Mesopotamia: The Presumptive State”.
Fontes Adicionais Recomendadas
- Oppenheim, A. Leo (1977). Ancient Mesopotamia: Portrait of a Dead Civilization. University of Chicago Press.
- Mieroop, Marc van de (1999). The Ancient Mesopotamian City. Oxford: Oxford University Press.
- Westbrook, Raymond (2003). A History of Ancient Near Eastern Law (2 vols.). Leiden: Brill.
- Parkinson, R. B. (1991). The Tale of the Eloquent Peasant. Oxford: Oxford University Press.
- Hornung, Erik (1996). Conceptions of God in Ancient Egypt: The One and the Many. Cornell University Press.
- Beckman, Gary (1999). Hittite Diplomatic Texts (2nd ed.). Atlanta: SBL.
- Bryce, Trevor (2002). Life and Society in the Hittite World. Oxford: Oxford University Press.
- Blenkinsopp, Joseph (1996). A History of Prophecy in Israel. Westminster John Knox.
Assíria
- Fales, Frederick Mario (2001). L’impero assiro: storia e amministrazione. Roma: Carocci.
- Fincke, Jeanette C. (2003). “The Babylonian Texts of Nineveh”. Archiv für Orientforschung 50: 112–128.
- Grayson, Albert Kirk (1991). Assyrian Rulers of the Early First Millennium BC I (RIMA 2). Toronto: University of Toronto Press.
- Tadmor, Hayim (1994). The Inscriptions of Tiglath-Pileser III, King of Assyria. Jerusalem: Israel Academy of Sciences.
Israel
- Blenkinsopp, Joseph (1996). A History of Prophecy in Israel. Louisville: Westminster John Knox.
- Day, John (1995). God’s Conflict with the Dragon and the Sea. Cambridge: Cambridge University Press.
- Gottwald, Norman K. (1979). The Tribes of Yahweh. Maryknoll: Orbis Books.
Período Helenístico
- Arriano. Anábasis de Alexandre. Trad. de A. Rojas. Madrid: Gredos, 2005.
- Hölbl, Günther (2001). A History of the Ptolemaic Empire. London: Routledge.
- Plutarco. Vidas Paralelas: Alejandro. Trad. de J. García López. Madrid: Gredos, 2003.
- Sherwin-White, Susan & Kuhrt, Amélie (1993). From Samarkhand to Sardis: A New Approach to the Seleucid Empire. London: Duckworth.
- Wiesehöfer, Josef (2001). Ancient Persia: From 550 BC to 650 AD. London: Tauris.
Cananeus e Fenícios
- Aubet, Maria Eugenia (2001). The Phoenicians and the West: Politics, Colonies and Trade. Cambridge: Cambridge University Press.
- Bunimowitz, Rafael (1995). “The Political Structure of Late Bronze Age Canaan”. Tel Aviv 5: 320–340.
- Cornelius, Izak & Niehr, Herbert (2004). Götter und Kulte in Ugarit. Mainz: von Zabern.
- Finkelstein, Israel & Na’aman, Nadav (2005). “The Canaanite City-State System”. In: The Land of Canaan in the Late Bronze Age. Sheffield: Sheffield Academic Press.
- Golden, Jonathan M. (2009). Ancient Canaan and Israel: New Perspectives. Oxford: Oxford University Press.
- Goren, Yuval; Finkelstein, Israel; Na’aman, Nadav (2004). Inscribed in Clay: Provenance Study of the Amarna Tablets. Tel Aviv: Tel Aviv University.
- Greenstein, Edward (1997). “The Role of the King in the Ugaritic Epics”. UF 29: 45–60.
- Katzenstein, Jacob (1997). The Country of Tyre: A Study in Phoenician Political History. Leiden: Brill.
- Kaufman, Brett (2024). Phoenicia, Carthage, and Popular Government in the Pre-Classical Mediterranean: The Other Democracy. Oxford: Oxford University Press.
- Margalit, Baruch (1989). The Ugaritic Poem of Aqhat. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht.
- Markoe, Glenn (2000). Phoenicians. Berkeley: University of California Press.
- Miller, Patrick D. (1987). “The Divine Council in the Old Testament”. Semeia 48: 213–226.
- Moran, William (1992). The Amarna Letters. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
- Mullen, E. Theodore Jr. (1980). The Divine Council in Canaanite and Early Hebrew Literature. Chico: Scholars Press.
- Na’aman, Nadav (1992). “The System of City-States in the Land of Canaan”. UF 22: 75–95.
- Na’aman, Nadav (1997). “The City-States of the Southern Levant”. Tel Aviv 8: 125–140.
- Noll, K. L. (2015). Canaanite Religion. Brandon University.
- Pardee, Dennis (2002). Ritual and Cult at Ugarit. Atlanta: SBL Press.
- Parker, Simon (1989). The Pre-Biblical Narrative Tradition. Atlanta: Scholars Press.
- Parpola, Simo & Watanabe, Kazuko (1988). Neo-Assyrian Treaties and Loyalty Oaths (SAA 2). Helsinki: Helsinki University Press.
- Renfrew, Colin (1975). “Early State Modules”. In: The Emergence of Civilisation. Cambridge: Cambridge University Press.
- Savage, Thomas & Falconer, Steven (2003). “The Political Geography of the Late Bronze Age Levant”. BASOR 60: 1–25.
- Smith, Mark S. (1994). The Ugaritic Baal Cycle. Leiden: Brill.
- Wyatt, Nicolas (1998). Religious Texts from Ugarit. Sheffield: Sheffield Academic Press.
Persas Aquemênidas
- Briant, Pierre (2002). From Cyrus to Alexander: A History of the Persian Empire. Winona Lake: Eisenbrauns.
- Dandamaev, Muhammad & Lukonin, Vladimir (1989). The Culture and Social Institutions of Iran in the Achaemenid Period. Cambridge: Cambridge University Press.
- Diodoro Sículo. Biblioteca Histórica I.95.
- Encyclopaedia Iranica. Dāta (Law). https://iranicaonline.org/articles/data
- Gnoli, Gherardo (2000). “Arta”. Encyclopaedia Iranica, Vol. 2: 314–319.
- Heródoto. Histórias III.89–97; V.52; I.137.
- Kuhrt, Amélie (2013). O Império Persa: Um Panorama do Mundo Antigo. São Paulo: Edipro.
- Schaudig, Hanspeter (2001). Die Inschriften Nabonids von Babylon und Kyros’ des Großen. Münster: Ugarit-Verlag.
- Tuplin, Christopher (2008). “The Administration of the Achaemenid Empire”. In: Xenophon and the Achaemenid Empire. Liverpool: Liverpool University Press.
- Walker, C. B. F. (1981). “Cyrus Cylinder”. In: The Cambridge History of Iran, Vol. 2. Cambridge.
- Wiesehöfer, Josef (2001). Ancient Persia: From 550 BC to 650 AD. London: Tauris.
11. Conclusão
A ideia de política na literatura do Oriente Próximo Antigo e do Antigo Egito revela um mundo onde:
- Religião e política eram inseparáveis — não havia distinção moderna entre as duas esferas
- O rei era o garante da ordem cósmica e social — seja como “Senhor de Maat” (Egito) ou como “pastor” nomeado pelos deuses (Mesopotâmia)
- A lei era sagrada e o rei estava subordinado a ela — mesmo quando era considerado divino
- A literatura de instrução era o gênero político por excelência — ensinando sabedoria, justiça e arte de governar
- Existiam mecanismos de controle do poder — assembleias, conselhos de anciãos, duplicação de cargos
- A crítica política existia — através da literatura de sabedoria, instrução e, no caso de Israel, dos profetas
A contribuição do Oriente Próximo Antigo para a teoria política ocidental é fundamental: os conceitos de lei escrita, governo limitado, justiça social e accountability do governante têm raízes nessa literatura milenar.
Pesquisa realizada em 02 de outubro de 2026. Todas as fontes citadas foram verificadas e estão disponíveis nas referências acadêmicas listadas.